Posteriormente foi-nos formalmente pedido que construíssemos um portfolio. Nele deveríamos e poderíamos:
- registar as nossas reflexões, ideias e interrogações
- dar a conhecer o que de mais significativo já fizemos e estamos a fazer com as TIC
- espelhar a nossa prática de professores integradores das TIC nas nossas aulas
- reunir e dar a ler as nossas pesquisas, leituras e (esboços de) projectos
- interrogar e começar a estruturar o nosso percurso de mestrandos
- começar a perspectivar-nos e a encarar-nos como investigadores em educação
- procurar e construir as bases da nossa investigação
- exercitar a escrita de / para investigação em educação
O portfolio que agora se inicia deverá converter-se num produto que espelhe o meu processo de aprendizagem e de incursão pedagogicamente orientada pelas TIC. Não só para as investigar, mas também para as aplicar activa e interactivamente, no curso de mestrado e nas minhas aulas.
Espero que me seja perdoada a liberdade de escrever na primeira pessoa, mas o formato que escolhi, o blog, a isso convida e isso permite. Ao longo do curso de mestrado, teria muita dificuldade em escrever coerentemente na terceira pessoa e mais dificuldade ainda em conseguir cumprir os objectivos que já enumerei. Procurarei ser criteriosa e não perdê-los de vista.
Além de registo e construção dos meu processos de aprendizagem em e de integração curricular das mesmas, este blogfolio não deixa de ser também a minha primeira incursão didacticamente reflectida por uma tecnologia da Web 2.0.
Com esta aventura espero aprender a explorar ferramentas da web 2.0 que me ajudem a esboçar ou mesmo a concretizar uma interface de apoio ao ensino do Inglês, aproveitando a orientação que me foi dada.
Nota final (e subversão da autora): apesar de criado para a disciplina de Integração Curricular das TIC, este blogfolio está a ser concebido, como o seu URL indica, como um portfolio de mestrado. Assim, fará a ponte para outras disciplinas deste curso, entrará em diálogo com elas e, será um elemento verdadeiramente agregador de conhecimento e estruturante do trabalho desenvolvido e a desenvolver com e a partir do curso de mestrado em TIC e Educação.
Sem comentários:
Enviar um comentário