sábado, 29 de dezembro de 2007

Como estruturei o The Spot?

Pensei este site sobretudo a partir de cinco áreas de relevância linguística no ensino tradicional do inglês: gramática, vocabulário, oralidade, leitura e escrita. Depois fui progressivamente alargando o âmbito do site a conteúdos temáticos relevantes para a minha e para outras disciplinas.

Onde me fundamentei?
Do ponto de vista disciplinar, no programa, no currículo da disciplina de Inglês, e na minha maneira de pensar e de dar as aulas, logo, em práticas tradicionalmente behavioristas e bastante prescritivas. Aproveitei o domínio e as minhas aprendizagens no domínio das TIC. Li sobre como escrever para a Internet e sobre construção de sites. Aprendi a trabalhar com o FrontPage.

Como melhorar? Como produzir um interface de apoio ao ensino do Inglês melhor e mais indutor de aprendizagens significativas?
Para ser adequada, moderna, e sobretudo se ambicionar ser indutora, estruturante, e mais do que pontual, deverei apoiar a minha integração curricular das TIC em modelos pedagógicos construtivistas e promotores de aprendizagens significativas. Deverei dar particular atenção a ferramentas e tarefas que promovam e tirem partido da interactividade.

Um interface de apoio ao ensino do Inglês pode emergir do currículo, aqui entendido como o programa disciplinar de Inglês, os seus conteúdos e pressupostos para o desenvolvimento de competências. Mas não pode limitar-se ao currículo, nem a domínios ou conteúdos linguísticos.

Aspectos a ter em linha de conta:

  • aprendizagens significativas
  • como se aprende
  • design (de sites educativos)
  • dinâmicas de grupo
  • elaboração, estruturação e avaliação de porfolios de aprendizagem
  • ferramentas promotoras de interactividade
  • indicadores de qualidade de sites educativos
  • navegabilidade
  • trabalho colaborativo
  • trabalho de projecto
  • web 2.0
  • ...

Tarefa importante: listar e sistematizar neste blog o que já li e já pesquisei sobre estes e outros assuntos.

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