Proposta de Trabalho Individual para a Disciplina de Integração Curricular das TIC - 14 de Novembro de 2007
Contributos para a Integração Curricular de uma Determinada Tecnologia
Tema: Interfaces de apoio ao ensino-aprendizagem de Inglês
Em 2003, após uma fase de diagnóstico e umas horas de conversa, criei uma página na Internet a pensar nas dificuldades, apetências e capacidades que os meus alunos de 9º ano da altura me transmitiram. Um dos principais objectivos inerentes à criação da página foi reunir recursos em inglês relacionado com o currículo desta disciplina de consulta intuitiva, gratuita e permanentemente disponível, e também fazer a ponte com outras áreas temáticas. Outros objectivos foram: estimular e desenvolver competências nesta disciplina, nomeadamente ouvir, ler produzir texto e interpretar conteúdos (orais e escritos); ajudar a (re)aprender, a rever e a praticar ou a utilizar vocabulário de diversas áreas temáticas; facilitar o estudo de estruturas gramaticais recorrentemente trabalhadas nas aulas, e estimular o seu treino de forma autónoma e variada. Outras preocupações na concepção da página: incluir e estimular contributos dos alunos, bem como a interacção entre alunos e deles para comigo, razão de ser do fórum e do e-mail da página.
Este produto da tecnologia nasceu para ser um e-learning formativo e complementar às aulas presenciais, um blended learning informal. Visava: contribuir para uma pedagogia diferenciada, incentivar e potenciar a aprendizagem do Inglês, desenvolver o gosto pela língua inglesa, melhorar e aumentar níveis de desempenho e de proficiência.
Mas a cristalização da página demonstra que o mais fácil foi criá-la, recolher, validar e organizar os seus conteúdos. Tudo o resto foi pouco conseguido, nomeadamente, levar os alunos a usar o fórum e a interagir para, por exemplo, tirarem dúvidas ou partilharem saberes no âmbito da disciplina. Faziam-no on-line comigo ou entre eles, mas não naquele ambiente electrónico.
Considerando a experiência já descrita (sobretudo o que falhou) e aproveitando a oportunidade deste trabalho, o que me proponho fazer é repensar essa página à luz das tecnologias e das potencialidades da web 2.0. e tentar produzir uma interface que permita apoiar a disciplina de Inglês.
Talvez o(s) formato(s) electrónico(s) ou tecnologia(s) que melhor se adequa(em) aos objectivos já mencionados seja(m) uma plataforma LMS ou uma página .html. A ser a última terá que agregar ferramentas de exploração e produção de conteúdos. Em qualquer dos casos deverá ser um ambiente didacticamente mais lúcido e, sobretudo, mais estimulante no que toca à proposta de tarefas a executar pelos alunos ou visitantes. E não poderá ser de utilização facultativa… sob pena de os alunos se limitarem a passar por lá sem deixar a sua marca ou o seu contributo, ou de só uma pequena percentagem o fazer.
Deste estudo, poderá resultar um ambiente de trabalho que promova melhor (do que a primeira tentativa) o desenvolvimento de competências de interpretação e produção oral e escrita no âmbito da disciplina de Inglês. E que leve de facto à consolidação de saberes significativos, à construção e à partilha de aprendizagens, à participação activa dos intervenientes (alunos e professores) e à troca de instrumentos de estudo e de trabalho.
2 comentários:
Uma sugestão: mostre este blog aos seus alunos e procure, com eles, formas criativas, motivadoras e enriquecedoras de utilização. Contar uma história. Será adequado?
Sim, é isso mesmo! Leia mais sobre isto no meu post de 2 de Janeiro. Na verdade comecei a responder aqui, mas a resposta tornou-se demasiado longa e a necessitar de hipertexto que ainda não sei colocar aqui recorrendo só HTML.
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