Em resposta ao comentário de 31 de Dezembro...
Estou a esboçar um blog (que agregarei a a este blogfolio) para os alunos que agora tenho. Estou neste momento a ler mais sobre software social para perceber como concretizar este projecto da melhor maneira. A este propósito encontrei um sítio com bastante informação, organizado sobre a forma de... blog. Será bom admitir que estou inclinada para este formato, apesar de insegura e relutante. Já deambulei pelo ma.gnolia, onde, graças ao José Paulo Santos, já tenho um pequeno espaço para experiências, já ponderei plataformas LMS (Moodle, Dokeos, Joomla!, entre outras), mas não me parecem ser fáceis ou rápidas de dominar. E para já impõe-se uma gestão realista dos factores esforço-produção esclarecida de conteúdos, em que a tecnologia não seja um entrave, e praticamente não se sinta.
No caso actual, estarei a trabalhar para / com alunos adultos, e tendo em conta o programa que o Curso Profissional me / nos impõe não sei se será possível pô-los a contar uma história. Mas será certamente possível (e é meu objectivo) levá-los a escrever colaborativamente a partir de e/ou sobre os temas dos módulos que me faltam leccionar.
Por outro lado, há dois alunos nesta mesma turma que têm um módulo em atraso. Para eles estou a pensar criar um espaço no blog educativo com conteúdos e tarefas específicas que ambos deverão cumprir online (pelo menos parte delas). Seguidas as orientações dadas no blog e cumpridas as tarefas por parte destes alunos, considerar-se-ia feito o módulo em falta, pelo menos na sua maior parte.
Para melhor se compreenderem as opções que venha a fazer nesse blog, dedicarei uma página do blogfolio ao perfil desta turma. Ponderarei as possibilidades e os constrangimentos relativamente ao uso que possam fazer do blog em função do que já conheço dos alunos e do que já os sondei em termos de utilização das TIC (e da tecnologia que dominam e de que dispõem em casa na escola). Terei o cuidade de explicitar o enquadramento curricular da disciplina de Inglês destes alunos. Poderei também elucidar sobre a apetência que têm por esta disciplina, a motivação e o empenho que têm revelado pela frequência da mesma, bem como sobre o domínio que têm dela.
É também necessário relacionar fundamentadamente todos estes aspectos com a proposta que avancei para o trabalho individual, com o eixo conteúdos do Plano Tecnológico da Educação, cujos objectivos são, além da promoção dos porfolios digitais, «Aumentar a produção, distribuição e utilização de conteúdos pedagógicos em suporte digital (exercícios, sebenta electrónica)». Ver Resolução do Conselho de Ministros n.º 137/2007, nomeadamente os pontos 3. e 3.2. Além destas relações, não estão esquecidas outras leituras que a seu tempo explicitarei.
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