sábado, 5 de janeiro de 2008

Edutopia (3)

Para que não volte a reduzir-se a uma experimentação bem intencionada mas efémera, esta alternativa digital deve ser pensada a longo prazo e continuamente actualizada e reajustada, tirar partido das ferramentas digitais da web 2.0, e ter por base a criação de contextos e a execução de actividades ou tarefas específicas que possam sustentar a interpretação e a comunicação oral e escrita em língua inglesa por parte dos alunos.

O ensino de uma Língua Estrangeira (LE), sobretudo, quando tratando-se de uma língua franca como o Inglês, ensinado e estudado à escala mundial por uma maioria de falantes não nativos, pode ser amplamente complementado, incentivado e enriquecido com ferramentas digitais favorecedoras do desenvolvimento de competências (skills) de interpretação e produção oral e escrita.

Neste estádio da minha edutopia, parece-me razoável encarar um blog educativo como uma alternativa ao The Spot e um melhor contributo para a integração curricular (IC) de uma tecnologia.

Este contributo certamente não perderá de vista os objectivos pedagógicos do The Spot, enunciados nos dois parágrafos da minha proposta inicial. Mas poderá revitalizar e corporizar o meu ideal digital de apoio, incentivo e acompanhamento ao ensino do Inglês.

Passo a explicitar esta edutopia:

  1. Exequível. Há software para produção de blogs gratuito e com outras ferramentas digitais já incluídas ou inclusíveis. Do ponto de vista técnico e a avaliar pelos passos dados com este blogfolio, um blog é rápido e fácil de criar.
  2. Didacticamente mais lúcida. São inerentes à produção e à manutenção deste blog educativo pesquisa sobre: aplicações pedagógicas desta ferramenta; experiências com blogs educativos feitas em Portugal e noutros países, no ensino das línguas e noutras áreas de ensino; boas práticas a ter e a promover enquanto blogger e enquanto produtora de conteúdos educativos; design de RED; formas de IC TIC no âmbito do ensino de Inglês (LE).
  3. Experimental mas consequente. Deverá criar contextos e actividades relacionadas com o currículo disciplinar que estimulem e fundamentem a participação dos seus utilizadores.
  4. Indutora de comunicação, colaboração e construção (os 3Cs). Comunicação para, com e (deseja-se) entre os meus alunos. Colaboração com e entre eles. Construção para e dos seus conhecimentos e competências em Inglês LE. Numa fase inicial o blog terá como interlocutores unicamente os meus alunos, sendo depois progressivamente aberto a outros visitantes e contributos. Não pretendo criar um reduto educativamente fechado, apenas entendo que é preciso tempo para introdução e experimentação da tecnologia antes de abri-la a outros participantes. Será também solicitada a colaboração dos alunos na concepção do próprio blog.
  5. Em permanente construção e actualização. Do ponto de vista da produção e gestão de conteúdos, parte da tecnologia blog organizar os seus posts por data, sendo possível agrupá-los por temas graças a ferramentas de tagging ou atribuição de etiquetas.

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