terça-feira, 15 de janeiro de 2008

Esclarecimento sobre o termo blogfolio

É fascinante o que se aprende com a partilha de instrumentos de reflexão, nomeadamente com a partilha dos portfolios.

Ao espreitar os e-portfolios dos colegas, à medida que os vão divulgando, tenho encontrado ferramentas que desconhecia e cheias de possibilidades para a integração curricular: por exemplo o Multiply (1, 2) ou o KeeBook Creator (1, 2, 3).

Obrigada, José Paulo! Obrigada, Maria Elvira!

E foi precisamente a ver estes e-portfolios que deparei com um precioso blog, que eu já tinha visto na altura da sua divulgação no meduc e que por lapso não adicionei aos meus favoritos. Nesse blog, desenvolve-se e explora-se o conceito de blogfolio. E esse conceito deve ter ficado no meu subconsciente, pois recorri ao termo blogfolio para definir este portfolio e uso-o várias vezes.

Sem qualquer intenção de plágio, esclareço e reponho a verdade dos factos: o conceito é usado por mim, mas não é meu! É usado por João Maria Grilo no seu blog sobre blogfolios, que foi divulgado por Vicência Maio no meduc, em Novembro de 2007.

Assim sendo, aproveito para corrigir a síntese deste meu portfolio, apresentada há dois dias.

Onde se lê "ousando mesmo cunhar o termo blogfolio" passa a ler-se a partir de agora: "ousando mesmo recorrer ao termo blogfolio (Grilo, 2005)".

Sem comentários: