Curso de Mestrado em TIC em Educação
Disciplina: Integração Curricular das TIC
Docente: Professora Doutora Maria Isabel Chagas
Resumo: Nesta síntese, numa primeira parte, fundamenta-se recurso ao blog como instrumento organizador de portfolio de aprendizagem, expõem-se o contexto e os objectivos inerentes à elaboração do portfolio individual e o que se ganhou com a sua construção. Numa segunda parte, dão-se a conhecer as amplitudes temporais e temáticas deste blogfolio. Numa terceira parte, remete-se o leitor para uma selecção de reflexões, instrumentos e produtos de estudo contidas no portfolio que poderão espelhar linhas de investigação e processos de reflexão e de aprendizagem decorrentes da frequência das aulas de Integração curricular das TIC.
Blogfolio: contexto, objectivos e mais-valias
Para construir e organizar um portfolio para a disciplina de Integração Curricular das TIC (ICTIC), procurei um formato digital que tornasse transparente o processo de investigação, de reflexão e de aprendizagem e que permitisse apresentar alguns frutos dessa aprendizagem. Por um lado, há muito que sentia a necessidade de escrever para reter algumas ideias e interrogações que as aulas de um me suscitavam. Não só as aulas de ICTIC como as das restantes disciplinas do curso de mestrado. Por outro lado, era importante poder reunir e processar informação, mas também constituir um dossier de estudos que pudesse a todo o momento revisitar, actualizar, complementar e anotar.
Foi neste contexto e graças as estas solicitações e desideratos que acabei por me familiarizar com o blog e usar essa ferramenta para estruturar o meu portfolio individual (Fonseca, 2007), ousando mesmo recorrer ao termo blogfolio para o definir (Grilo, 2005). Em rigor, a sugestão de exploração do blog surgiu no âmbito desta disciplina mas a propósito do Trabalho Individual. Ao repensar uma primeira tentativa de integração curricular das TIC na minha prática lectiva iniciada em 2003, fui confrontada com a hipótese de construir um blog. Mas como explorar e tentar integrar uma ferramenta que se desconhece? Impunha-se, antes de mais, familiarizar-me com ela.
Embora haja software próprio para produção de portfolios digitais, organizar um portfolio de estudo pareceu-me ser uma boa oportunidade de explorar o blog a título individual. De resto, há quem defenda que a exploração e implementação do blog para desenvolvimento de aprendizagens e competências profissionais passam precisamente por essa primeira esfera: a da experimentação pessoal (Karrer, 2007). Por outro lado, as características do blog, permitiam de forma quase intuitiva, dinâmica e colaborativa concretizar os meus objectivos de produção escrita reflexiva, arquivo, reformulação para já não dizer de integração numa rede social de aprendizagem e de investigação.
Decorridas algumas semanas de trabalho, de processamento e de organização de linhas de investigação, posso afirmar que têm sido muito proveitosos o estudo e as reflexões suscitados quer pela construção do portfolio individual de aprendizagem quer pela exploração do blog enquanto ferramenta de organização e apresentação dessa aprendizagem. Porquê? Eis algumas das vantagens que me proporciona o blogfolio:
- estimular a pesquisa e a investigação no domínio da integração curricular das TIC;
- desbloquear e estimular a escrita para e sobre esse domínio;
- escrever, editar e reformular conceitos, ideias e projectos online;
- submeter as minhas reflexões, interrogações e projectos à aferição, à avaliação e ao comentário de especialistas e/ou de quem me avalia;
- associar facilmente sites, blogs, documentos e ferramentas relevantes para as minhas linhas de estudo;
- respeitar a lógica de um porfolio de aprendizagem, pela organização quer cronológica quer temática das reflexões, documentos, recursos e outras ferramentas do blogfolio;
- explorar e familiarizar-me com o blog enquanto suporte e ferramenta digital, conhecer as virtualidades e restrições,
- usá-lo e a esta experiência para (re)formular o meu contributo para a integração curricular das TIC.
Procurarei em seguida dar conta da amplitude temporal e da amplitude temática deste portfolio individual.
Amplitude temporal e temática deste Blogfolio
O que começou por ser uma tarefa de construção de um dossier pessoal de aprendizagens no âmbito da disciplina de ICTIC depressa ganhou outras proporções. Primeiro porque, entrando em diálogo com as outras disciplinas de mestrado, o este portfolio pode ser usado como instrumento de estudo e de investigação para todas elas; daí o seu URL, o seu título e subtítulo. Segundo porque, assumindo a forma de blog, serve para aferição, manipulação e validação de uma ferramenta digital. Ou seja constitui-se como experiência prévia à implementação de um blog educativo de apoio à disciplina que lecciono, o Inglês. Terceiro, porque nele estão contidos os fundamentos, o esboço e a estrutura dessa edutopia[1]; isto é, à forma como tentarei conceber esse blog educativo e integrá-lo na minha prática lectiva e assim caminhar para um modelo de ensino aprendizagem mais colaborativo e mais construtivista.
Consequentemente, a amplitude temporal do meu portfolio individual vai muito para lá do da disciplina de ICTIC[2]. Logo, este portfolio está longe de estar terminado pois ainda agora começou e deverá manter-se ao longo do curso de mestrado como elemento estruturante e aglutinador de linhas temáticas, de projectos e produtos de estudo e de trabalho.
Qual o âmbito temático do portfolio? Em termos restritos e até agora, o porfolio tem-se dedicado sobretudo a ICTIC, enquanto disciplina de mestrado e enquanto preocupação da minha prática docente, mas em breve alargará de forma explícita a sua temática para outras áreas. Entretanto alguns dos temas abordados têm sido:
- modelos educativos;
- a Web 2.0;
- os blogs educativos;
- a integração destes nas aulas de Inglês;
- o conceito de edutopia e a construção de pressupostos para a minha própria edutopia;
- a implementação do Blogsibilities uma primeira abordagem à integração curricular de um blog educativo nas minhas aulas;
- ferramentas e tecnologias para complementar e enriquecer o Blogsibilities, promotoras de aprendizagens autónomas e do desenvolvimento de competências de interpretação e produção oral e escrita.
Reflexões e projectos decorrentes da disciplina de ICTIC
Segue-se uma selecção de hiperligações para algumas reflexões contidas no meu portfolio individual que poderão espelhar o meu percurso de reflexão e aprendizagem no âmbito desta disciplina de mestrado:
Edutopia
Blogsibilities (1), (2), (3), (4), (5)
Podcasts
Referências:
Fonseca, A. M. (19 de Dezembro de 2007). TIC e Educação. Reflexões, interrogações e possibilidades decorrentes do curso de mestrado. Obtido em 13 de Janeiro de 2008, de http://portfoliodemestrado.blogspot.com/
Grilo, J. M. (Abril de 2005). Blogfolios. Obtido em 15 de Janeiro de 2008, de http://blogfolios.blogspot.com/
http://www.edutopia.org/techintegration. (s.d.). Obtido de Edutopia: http://www.edutopia.org/index.phpKarrer, T. (Setembro de 2007). Technology. Blog. T + D , pp. 20-22.
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