Escolhida uma tecnologia há que explicar aos alunos as razões para a sua integração curricular. Em que termos? Será bom que a apresentemos significativa e contextualizadamente, e como uma mais valia.
Tentarei antecipar e responder a algumas questões relacionadas com a opção por esta tecnologia digital e com a sua implementação nas aulas de Inglês imaginando-me em diálogo com os alunos que irão trabalhar com esta ferramenta.
Um blog porquê?
- Porque pode ser muito fácil e prático;
- Porque podem cumprir algumas tarefas fora do espaço e do tempo da aula;
- Porque podem trabalhar conteúdos sem se restringirem ao manual e dispor de recursos diferentes dos que a escola e o espaço da aula disponibilizam;
- Porque podem desenvolver competências noutros domínios e áreas de conhecimento;
- Porque poderão comunicar comigo, entre eles e como outros.
Para complementar as aulas:
- Para consultarem informações úteis relacionadas com a disciplina (planificações, critérios de avaliação, datas importantes, entre outras);
- Para os manter a par das actividades e dos conteúdos das aulas, nomeadamente quando faltam (o que foi frequente no 1º período);
Para comunicar, diversificar e criar:
- Para poderem comentar, tirar dúvidas, acrescentar informação, participar e interagir comigo e entre si, mesmo fora do espaço e do tempo da aula;
- Para diversificar a construção do seu processo de aprendizagem, comentando, respondendo a questões, explorando recursos e conteúdos áudio e vídeo;
- Para que possam criar e divulgar os seus próprios conteúdos;
Para a construção de processos e de produtos de aprendizagem:
- Para que possam elaborar o seu portfolio;
- Para lhes possibilitar a execução de tarefas de remediação.
Para facilitar a pedagogia diferenciada:
- Para um acompanhamento mais personalizado, em função das dificuldades, capacidades e até preferências digitais de cada aluno.
Com base em quê?
Parece legítimo criar actividades e tarefas fundamentadas:
- nos temas dos módulos de Inglês Continuação
- em elementos do funcionamento da língua;
- nas competências a desenvolver no âmbito do currículo disciplinar.
mas abertas aos contributos e às sugestões da turma.
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